Início   A ATU   SIM   Linhas e Horários Trabalhe Conosco Contato
  Conheça o SIM – Sistema Integrado Municipal da cidade de Santa Maria.

Duas coisas são verdadeiras sobre o transporte coletivo de Santa Maria. A primeira é que ele sempre foi muito bem avaliado pela população. A segunda é que, para continuar assim, os processos de qualificação devem ser continuamente aprimorados.
Por isso, a Prefeitura de Santa Maria e as concessionárias iniciaram uma verdadeira transformação no sistema de transporte por ônibus urbanos em nossa cidade. São muitas novidades e um único objetivo: um transporte ainda melhor para você, com mais conforto, eficiência, economia e transparência.

SIM À EVOLUÇÃO: Santa Maria segue o caminho de outras grandes cidades que estão reformulando seus sistemas de transporte coletivo. O SIM é o símbolo desta evolução e os ônibus urbanos de nossa cidade passarão a ser identificados por ele;
SIM À UNIÃO: As empresas concessionárias do transporte estarão reunidas, de agora em diante, num único consórcio. Com essa união o que existe de bom em cada uma delas será compartilhado com as demais, o que ajudará a fazer um sistema mais eficiente e com ainda mais qualidade;
SIM À INTEGRAÇÃO: O SIM tornará realidade para os santa-marienses um antigo sonho: a passagem integrada, uma verdadeira revolução há muitos anos aguardada pela população;
SIM À TECNOLOGIA: Andar de ônibus ficará mais cômodo com a implantação da bilhetagem eletrônica. O SIM utilizará um cartão eletrônico, fácil de usar e de guardar;
SIM À ECONOMIA: O consórcio irá diminuir os custos operacionais do sistema e este se tornará mais eficiente, possibilitando reajustes menores. Com isso e a revolução da passagem integrada, todas as pessoas que utilizam o transporte coletivo economizarão muito;
SIM À RENOVAÇÃO: Com o SIM, 55 novos ônibus passarão a rodar em Santa Maria, todos com elevadores para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência. Isso significa uma renovação imediata de 25% da frota, aumentando o conforto e o respeito a todos os usuários;
SIM AO MEIO AMBIENTE: Ônibus novos são mais econômicos e eficientes, emitindo menos gases poluidores e agredindo menos o meio ambiente;
SIM AO EMPREGO: Todos os empregos serão mantidos. Os cobradores, por exemplo, ganharão novas funções, passando a auxiliar os usuários e a fiscalizar as boas condições dos ônibus e o correto uso do sistema. O SIM significa, na verdade, mais empregos, treinamento e mais qualidade no atendimento;
SIM AOS DIREITOS: Os direitos de todos os usuários serão plenamente garantidos pelo SIM. Para cada perfil haverá um cartão eletrônico que assegurará os benefícios estabelecidos pela legislação. Ao longo da implantação do novo sistema, cada grupo de usuários será chamado para cadastrar-se e receber o seu cartão. E todos serão tratados com total dignidade, acessando os ônibus da mesma forma e sem nenhuma discriminação;
SIM À TRANSPARÊNCIA: O novo sistema será ainda mais transparente, com informações em tempo real sobre o  transporte coletivo. Assim, a prefeitura terá um controle mais rígido sobre o sistema, assegurando o controle público do transporte coletivo;
SIM AO COMPROMISSO: O SIM é uma transformação que está apenas começando. Muito ainda será feito para que os usuários possam ter mais economia e mais qualidade no seu dia-a-dia. A Prefeitura de Santa Maria e o novo consórcio de empresas, o SIM, estão comprometidos desde sempre com a comunidade e as suas necessidades. O SIM é a prova disso e de que tudo o que está bom pode ficar melhor ainda.

29/01/2010
Autor / fonte: ATU

Tire suas Dúvidas
01 Saiba como proceder em caso de perda ou furto do seu cartão.
02 Qual a documentação necessária para fazer o cartão Operária?
03 Qual a documentação necessária para fazer o cartão de Professor?
Mais Perguntas

Enquete
Em sua opinião, qual a melhor forma de financiar a melhoria do transporte público visando à redução dos congestionamentos urbanos?
Pedágio urbano
Sobretaxação da gasolina
Aumento dos tributos sobre a propriedade ou uso de veículos particulares
Orçamentos públicos